quinta-feira, 19 de agosto de 2010

INCLUSÃO ESCOLAR


INCLUSÃO ESCOLAR:

A discussão sobre a inclusão  de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas ditas "regulares" vem ganhando maior dimensão nos últimos tempos. O conceito de inclusão vem sendo discutido no país de norte a sul,  sob diferentes perspectivas e enfoques teóricos.
A recomendação para que alunos que apresentam necessidades educacionais especiais sejam matriculados na Rede Regular de Ensino está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. O Brasil é também signatário de várias declarações internacionais que sinalizam a educação inclusiva como o compromisso dos  próximos anos do cenário mundial.
Podemos conceituar inclusão antes de tudo como um processo educacional gradual e interativo. É um movimento que respeita às singularidades de cada ser humano, oferecendo respostas às suas necessidades e particulaidades.
A perpectiva primordial da inclusão é a certeza de que não existem pessoas iguais e são exatamente as diferenças entre os seres humanos, que o caracterizam. O aluno é então, compreendido como um ser único, singular e social, que tem sua história de vida, constituindo-se então um ser histórico diferente. (Parte do artigo de Carla Fernandes Wunder da Silva: "Inclusão Escolar: levantando as dificuldades e encarando os desafios").

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