domingo, 10 de novembro de 2013


ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR J. K.
EXERCÍCIOS DE FÍSICA – 1º ANO – TRABALHO DE UMA FORÇA PARALELA AO DESLOCAMENTO – NÃO PARALELA AO DESLOCAMENTO
PROFESSOR JANUÁRIO (GÊ)

1) Sobre um corpo de massa 30 kg, inicialmente em repouso, atua uma força F que faz variar sua velocidade para 56 m/s em 4 segundos. Determine:

a) a aceleração do corpo;

b) o valor da força F;

c) o trabalho realizado pela força F para deslocar o corpo de 6 m.

2) A variação da intensidade da força F = 8 N que atua sobre um corpo, paralelamente à sua trajetória, em função de seu espaço (x). Qual o trabalho, em joules, realizado pela força quando o corpo  desloca 4 m?

a) 4      b) 6      c) 10      d) 32      e) 64

3)  Um bloco  desloca-se numa mesa horizontal e áspera. Sua velocidade é constante, e sobre ele age uma força de F de intensidade 5N, paralela ao deslocamento. Determinar o  trabalho da força que age no bloco realizando um deslocamento de 2m.

 

4)      Uma força de intensidade 30N é aplicada a um bloco formando um ângulo de 60° com o vetor deslocamento, que tem valor absoluto igual a 3m. Qual o trabalho realizado por esta força?  Dado: cós 60°  =  0,5.

 

5)      Uma mala é puxada sobre um plano horizontal por uma força de 50 N. Essa força forma ângulo de 37o com o deslocamento do corpo, que é de 4 m. Calcule o trabalho da força. Dado: cos 37o = 0,8.

 

 

 

6)    Qual o trabalho realizado por um força aplicada a um corpo de massa 5kg e que causa um aceleração de 1,5m/s² e se desloca por uma distância de 100m?

 

 

 

"Lembre-se de que os vencedores fazem aquilo que os perdedores não querem fazer." (H. Jackson Brown Jr)

Professor  Januário (Gê)

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário