ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR J. K.
TRABALHO DE FÍSICA 2º BIMESTRE – 1º
ANO
Vetor:
A forma para indicar uma grandeza vetorial é
a utilização de um ente matemático chamado VETOR. Sua representação gráfica é
feita através de um segmento orientado. Veja a figura abaixo:
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EXEMPLOS:
Estes Exercícios estão
separados por modelos e cada exemplo refere-se a uma série de exercícios
contidos na página EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO, se possível imprima esta página que
certamente te auxiliara na resolução dos exercícios
Dados os modelos dos
vetores e .
|| = a = 3 cm
|| = b = 4 cm
|| = a = 3 cm
|| = b = 4 cm
MODELO 1
SOMA DE VETORES
Represente graficamente o vetor e calcule o seu módulo.
Exemplo I: Vetores na
mesma direção e mesmo sentido
RESOLUÇÃO
A regra dos vetores consecutivos, consiste em traçar os vetores na seqüência (Método Poligonal)
A regra dos vetores consecutivos, consiste em traçar os vetores na seqüência (Método Poligonal)
A resultante tem origem na origem do vetor e extremidade na extremidade do vetor .
módulo: 7
cm
Direção: horizontal
Sentido: para a direita
OBS.: Vetores na mesma direção e mesmo sentido basta somar os valores numéricos para calcular o módulo, a direção e o sentido conserva-se .
Exemplo II: Vetores na mesma direção e sentido contrário.
Direção: horizontal
Sentido: para a direita
OBS.: Vetores na mesma direção e mesmo sentido basta somar os valores numéricos para calcular o módulo, a direção e o sentido conserva-se .
Exemplo II: Vetores na mesma direção e sentido contrário.
RESOLUÇÃO
Regra dos vetores consecutivos (Método Poligonal)
A resultante é o vetor com origem na origem do vetor e extremidade na extremidade do vetor .
Módulo: 1
cm
Direção: horizontal
Sentido: para a esquerda
OBS.: Vetores na mesma direção e sentido contrário: basta subtrair os valores numéricos para calcular o módulo, a direção conserva-se, porém o sentido será o do vetor de valor numérico maior.
Exemplo III: Direções ortogonais
Direção: horizontal
Sentido: para a esquerda
OBS.: Vetores na mesma direção e sentido contrário: basta subtrair os valores numéricos para calcular o módulo, a direção conserva-se, porém o sentido será o do vetor de valor numérico maior.
Exemplo III: Direções ortogonais
RESOLUÇÃO
Regra do Paralelogramo
1. adotar um ponto O (origem);a partir do ponto O traçar
os vetores;
2. tracejar retas paralelas aos vetores e a partir da extremidade dos vetores e ;
3. a
resultante será a diagonal do paralelogramo partindo do ponto O;
4. Use o teorema de Pitágoras para calcular o módulo da
resultante.
S² = a² + b²
S² = 3² + 4²
S = 5 cm
S² = 3² + 4²
S = 5 cm
Direção e sentido: conforme
a figura
Exemplo IV: Quaisquer
direções
Dados: cos 60º = 0,5
RESOLUÇÃO
Regra do Paralelogramo
Módulo: S² = a² + b² + 2 · a · b · cos 60º
S² = 3² + 4² + 2 · 3 · 4 · 0,5
S² = 9 + 16 + 12
S = 6,1 cm
S² = 3² + 4² + 2 · 3 · 4 · 0,5
S² = 9 + 16 + 12
S = 6,1 cm
Direção e Sentido: de acordo com a figura
MODELO 2
Representação Gráfica
Dados os vetores , e , represente graficamente os vetores:
a) +
b) +
c) + +
b) +
c) + +
RESOLUÇÃO
Regra dos Vetores Consecutivos (Método Poligonal)
a) A Resultante + tem origem na origem do vetor e extremidade na extremidade do vetor .
b) A Resultante + tem origem na origem do vetor e extremidade na extremidade do vetor .
c) A Resultante + + tem origem na origem do vetor e extremidade na extremidade do vetor .
Modelo 3
Produto de um Número Real Por um vetor
Módulo:
Direção: a mesma de (com n 0)
Sentido: mesmo de , para n > 0
contrário de , para n < 0.
Direção: a mesma de (com n 0)
Sentido: mesmo de , para n > 0
contrário de , para n < 0.
Obs.: quando
n = 0 temos p = 0
EXEMPLO I:
Dados os vetores: , e .
Represente graficamente : 2, -3e 2.
RESOLUÇÃO
Modelo 4
Subtração Vetorial
Dados os vetores e conforme a figura, determine graficamente o
vetor diferença = - e calcule o seu módulo.
Dados: || = 4 cm
|| = 3 cm
cos 60º = 0,5
|| = 3 cm
cos 60º = 0,5
RESOLUÇÃO
1. = - = + (-)
2. Trocar o sentido do vetor
3. Utilizar a regra do paralelogramo
4. Calcular o Módulo
d ² = a ² + b ² - 2·a·b·cos 60º
d ² = 4 ² + 3 ² - 2·4·3·0,5
d ² = 16 + 9 -12
d ² = 13
d = 3,7 cm
d ² = 4 ² + 3 ² - 2·4·3·0,5
d ² = 16 + 9 -12
d ² = 13
d = 3,7 cm
Modelo 5
Projeção de Vetores
Para
cada vetor, teremos duas projeções, uma no eixo x (horizontal) e outra no eixo y (vertical).
Projetar
um vetor é determinar as componentes cartesianas desse vetor. (comprimento da
"sombra" no eixo x
e y)
EXEMPLO I: Determinar o
comprimento da "sombra" do vetor no eixo x, devemos "olhar" o vetor de cima
para baixo até o eixo x.
Dado: || = a = 2 cm
RESOLUÇÃO
a) Para determinar o comprimento da
"sombra" do vetor no eixo x, devemos "olhar" o vetor de cima
para baixo até o eixo x.
Módulo:
|| = 2 cm
b) Para determinar o comprimento da
"sombra" do vetor no eixo y, devemos "olhar" o vetor de
frente, da direita para a esquerda até o eixo y.
Módulo:
|| = 0 cm
Portanto: = 2 cm
= 0 cm
= 0 cm
EXEMPLO II: Determinar as
projeções do vetor nos eixos x e y. Considere: || = a = 2 cm.
RESOLUÇÃO
a) Para determinar o comprimento da
"sombra" do vetor no eixo x, devemos "olhar" o vetor de cima
para baixo até o eixo x.
Módulo:
|| = 0 cm
b) Para determinar o comprimento da
"sombra" do vetor no eixo y, devemos "olhar" o vetor de
frente, da direita para a esquerda até o eixo y.
Módulo:
|| = 2 cm
Portanto: = 0 cm
= 2 cm
= 2 cm
Obs.:
Vetor paralelo ao eixo medida real do vetor
Vetor ortogonal ao eixo zero
Vetor ortogonal ao eixo zero
EXEMPLO III: Determine as
projeções do vetor nos eixos x e y.
Dados: || = a = 2 cm, cos 60º = 0,5 e sen 60 = 0,87.
Dados: || = a = 2 cm, cos 60º = 0,5 e sen 60 = 0,87.
RESOLUÇÃO
a) Para determinar o comprimento da
"sombra" do vetor no eixo x, devemos traçar uma reta paralela ao eixo y, da extremidade do
vetor até o eixo x.
Módulo:
|| = a · cos 60º
|| = 2 · 0,5 = 1 cm
|| = 1 cm
|| = 2 · 0,5 = 1 cm
|| = 1 cm
b) Para determinar o comprimento da
"sombra" do vetor no eixo y, devemos traçar uma reta paralela ao eixo x, da extremidade do
vetor até o eixo y.
Módulo:
|| = a · sen 60º
|| = 2 · 0,87 1,74 cm
|| = 1,74 cm
|| = 2 · 0,87 1,74 cm
|| = 1,74 cm
Portanto:
= 1 cm
= 1,74 cm
= 1,74 cm
EXERCÍCIOS
1) Determinar
O vetor resultante de dois vetores que formam entre si um ângulo de 60º, e
cujos módulos valem 6 cm
e 8 cm.
2) Ache
o módulo do vetor soma dos vetores do exercício anterior, sendo eles
perpendiculares entre si.
3)
Considere dois deslocamentos , em módulos, dados por: a =
3m e b
= 4m mostre como os vetores a
e b podem ser combinados, de forma que o
deslocamento resultante tenha módulo:
a)
7m,
b)
1m,
c)
5m.
4)
Achar o módulo das
componentes retangulares do vetor a, de módulo 8m, indicado na figura:
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